-->

Dois mil protestam em São João do Caru contra Funai

Publicidade
Frederico Luiz

São João do Caru, MA. Pelo menos dois mil estão reunidos agora no clube Natureza Viva em São José do Caru (359km SW de São Luís-MA) para protestar contra as demarcações indiscriminadas da Funai que atingem pequenos produtores e agricultores familiares situados na área bem antes da criação da reserva Awá-Guajá.

"Chegamos aqui há pelo menos 20 anos, tem gente com 30 anos aqui, uma vida e eles criam uma reserva de uma hora para outra onde nem indígenas existem para satisfazerem os interesses das grandes mineradoras", reclama Luís dos Santos, que completa 71 anos em janeiro de 2014 e pelo menos vinte e cinco na região chamada de Cabeça Fria, entre São João do Caru e Zé Doca.

Álbum de Fotos
São João do Caru

Estão presentes no evento, vereadores, líderes classistas e também os deputados Weverton Rocha (federal) e Carlinhos Amorim (estadual).

Líderes locais reclamam do descaso da governadora Roseana Sarney para com os agricultores prejudicados. "Ela prometeu o asfalto entre Bom Jardim e Caru em 1996, eu era criança", diz Gregory Bandeira, técnico agrícola em Buriticupu e nascido noutra área prejudicada pelas demarcações da Funai.

O coordenador do gabinete itinerante do deputado federal Weverton Rocha e vice-prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, afirma que somente a mobilização permanente dos agricultores de pequenos produtores podem impedir o processo de expulsão deles do local. "Estamos apoiando a justa reinvincação deles, seja aqui ou em Brasília", disse.

Weverton Rocha e Carlinhos Amorim ainda vão se pronunciar no evento que é promovido pela Associação dos Produtores Rurais de São João do Caru.

São João do Caru
Clique na imagem e siga para álbum de fotos do evento em São João do Caru
Advertisemen